PROJETOS

EDUCA TRÂNSITO - 


FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES  - Este Projeto se propõe a valorizar a Escola como espaço para o desenvolvimento profissional. Pretende-se a reflexão e a concretização de estratégias que aprofundem o conhecimento docente e incentivem a utilização de intervenções inovadoras no contexto educativo.

JUSTIÇA RESTAURATIVA - Esta atividade foi iniciada em 2010, em parceria com o Ministério Público e o Juizado da Infância e Juventude. Objetiva harmonizar as relações na Escola e comunidade a ela relacionada, através de atividades preventivas, do incentivo à cidadania e a pacificação social.

PELC - Programa de Esporte e Lazer na Cidade. Realizado a partir de 2010, ocorre em conjunto com a Secretaria Municipal de Esporte e o Ministério dos Esportes. O Núcleo do PELC situado no CAIC desenvolve ações educativas esportivas para os estudantes e comunidade próxima da Escola.

POLÍCIA FEDERAL - Projeto desenvolvido pelo GPRED - Grupo de Prevençao ao uso de drogas da Polícia Federal a partir do ano de 2010. Busca aproximar a Polícia da comunidade e valorizar o espaço que as escolas possuem para a divulgação de campanhas que combatam a criminalidade.

PROERD - Programa educacional de resistência às drogasÉ um programa de caráter social e preventivo posto em prática por policiais militares. Iniciou em 2010 e visa encaminhar o aluno para a interatividade e desenvolvimento de habilidades, ensinando procedimentos a adotar em situações de emergência ou quando ocorrem eventos inesperados, e também as primeiras noções de habilidades vitais essenciais.

PROGRAMA TRABALHO, JUSTIÇA E CIDADANIA - As ações realizadas no decorrer do ano de 2010 foram fruto de uma parceria firmada com a Secretaria Municipal de Educação  e Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho.  Oportunizaram a interação entre o Poder Judiciário e a comunidade da Escola CAIC, através de atividades educativas sobre direitos básicos, ética e cidadania.

PROJETO "MÃOS DADAS" - O CAIC integra um dos núcleos deste Projeto de Judô idealizado pela Professora Aglaia Pavani e Professor Pedro Lázaro de Moraes. Atende pessoas dos 5 aos 49 anos. Além de prática esportiva, os treinamentos levam os atletas a competirem pela Liga Riograndense de Judô em âmbito municipal, estadual e nacional.

PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO - É um  programa do Governo Federal em conjunto com as Secretarias Municipais de Educação.  Desenvolve atividades em turno integral, com vistas à valorização do aprendizado na vida do estudante.

PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO - É um programa do Governo Federal juntamente com a SMEd, que tem como proposta a alfabetização de jovens, adultos e idosos e o incentivo à elevação da escolaridade. Na Escola CAIC este programa está vinculado à EJA.

PIBID/ UNIFRA - Programa de integração das licenciaturas para Formação Compartilhada entre Educação Superior e Educação Básica. As atividades de alfabetização para 2o. e 3o. anos que iniciaram em 2010 abrangem monitoria dos alunos, assim como unem a Formação Inicial e Continuada de Professores, ou seja, alunos das licenciaturas e professores da Educação Básica.  Aproximam a Escola da Universidade Franciscana, a favor de uma educação básica de qualidade.

BAILE DE DEBUTANTES - É uma abordagem pedagógica diferenciada, de caráter abrangente, que busca a valorização das relações pessoais e da autoestima. São participantes as adolescentes matriculadas na Escola e também da comunidade.

EDUCAÇÃO FISCAL - É um programa municipal que tem como objetivo conscientizar a sociedade através da escola, para o acompanhamento da utilização das verbas públicas pelos órgãos governamentais. A Escola participa deste programa através do "CID Legal Canta e Dança" e do "Estudante Cidadão".

BLOGUEIROS - Tem o objetivo de estar sempre atualizando este espaço e informando a comunidade escolar o que acontece em nossa Escola.

INVERNADA ARTÍSTICA - Este projeto visa cultivar as tradições, bem como apresentar a comunidade escolar o talento, a disciplina e a beleza da nossa cultura gaúcha.

TEATRO NA ESCOLA - Objetiva o desenvolvimento cooperativo e individual, através do incentivo à expressividade.

CORAL INFANTO JUVENIL - Recebe apoio da Secretaria de  Turismo. Sob a coordenação da Maestrina Profª Enira Trindade. No momento participam do mesmo, três Instituições de Ensino, isto é CAIC Luizinho de Grandi sob a responsabilidade da Profª Izane Dalla Nora, lar de JOaquina e Escola Marista da Santa Marta.
Os alunos que fazem parte do Projeto, são pertencentes a diferentes anos, isto é, do 4º ao 9º Ano.
Os ensaios dos alunos do CAIC, acontecem na própria Escola, pelo menos duas vezes na semana, com a presença da Profª Enira sempre que possível. Para os ensaios, a Profª Izane conta com a ajuda de Adriana, aluna do "coral Vida e Saúde' da própria escola e sempre que os alunos se deslocam para as aparesentações, demais componentes do CAIC, como a Profª Martaluci B. da Costa, acompanham os mesmos, juntamente com algumas mães.

DANÇA - Tem a intenção de promover a formação integral através do movimento rítmico. Participam das atividades alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

RÁDIO ESCOLAR - Foi uma reinvidicação da comunidade escolar, onde irá auxiliar na comunicação, para a divulgação dos eventos da escola, atividades pedagógicas e projetos que estão sendo desenvolvidos. Os alunos também irão aproveitar este espaço para organizar  momentos de lazer e entretenimento durante os recreios.

VIDA E SAÚDE - É um programa que objetiva a melhoria da qualidade de vida, promovendo autonomia e cidadania através da atividade física, acompanhamento médico e de enfermagem. Ocorre em parceria com a Escola e a Unidade de Saúde "Oneide de Carvalho". Dentre os participantes cadastrados, encontram-se alunos matriculados na EJA e comunidade em geral.

FALA CIDADÃO - São atividades culturais realizadas pelos alunos da EJA, visando problematizar e sistematizar as temáticas desenvolvidas em sala de aula.

OFICINAS PROFISSIONALIZANTES - Projeto iniciado no ano de 2011, voltado para alunos da EJA. Sua finalidade é proporcionar vivências profissionalizantes que ofereçam para os alunos perspectivas para a melhoria da qualidade de vida e que facilitem o acesso ao mercado de trabalho.

OLÍMPIADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA - Tem o objetivo de fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia e pela Astronáutica e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, além dos próprios alunos, professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas. Os alunos participantes da Olímpiada recebem Certificados de Participação, além de Medalhas.

GEEMPA - Programa que visa a correção de fluxo e idade/ano, bem como a qualificação do ensino das escolas públicas. Através de metodologia especializada, os professores realizam formação para atuar no Programa, que tem duração de um semestre.

ESCOTEIROS - O Propósito do Movimento Escoteiro é contribuir para que os jovens assumam seu próprio desenvolvimento, especialmente do caráter, ajudando-os a realizar suas plenas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais, como  cidadãos responsáveis, participantes e úteis em suas comunidades, conforme definido no Projeto Educativo da União dos Escoteiros do Brasil.
Complementando o trabalho efetuado pela família, escola, igreja, o grupo de escoteiro vai auxiliar os jovens a moldar o seu caráter.  

CINE CAIC - O objetivo desta atividade é integrar a comunidade com a Escola e promover o debate sobre temas atuais através de documentários e filmes.

ECONOMIA SUSTENTÁVEL - Atividade que se realiza em parceria com a comunidade, onde esta tem a oportunidade de mostrar a forma como as famílias aumentam suas rendas famíliares. A atividade acontece no final de cada trimestre, na entrega de boletins.

JORNAL DO CAIC - Tem o propósito de divulgar de forma impressa, semestralmente, as atividades pedagógicas, eventos culturais e sociais que acontecem no espaço escolar.

GRÊMIO ESTUDANTIL - Tem o objetivo de empenhar-se na realização de atividades culturais, sociais, desportivas, ambientais que desenvolva, a cidadania e a auto-organização. Além disto o Grêmio Estudantil tem como compromisso incentivar a cultura, e para isto, nos recreios da escola são responsáveis pela Rádio Escolar, divulgando os eventos - projetos desenvolvidos na Escola e pela programação musical.

VIOLÃO - Projeto que visa atender a comunidade escolar, no que se referer as aptidões musicais dos alunos. Os mesmos formam turmas de até 10 integrantes e realizam apresentações em eventos da escola, valorizando a socialização e o aspecto musical.


PROJETO ECO - Projeto ecológico que possui visão ambientalista com o objetivo de conscientizar os alunos da importância do Planeta, de si mesmo e do outro através de ações cotiadianas, ressaltando o cuidado e o respeito com a natureza.