domingo, 27 de maio de 2012

Pátria Notada

   O grupo do CAIC que participou da modalidade paródia de professores nas atividades da Educação Fiscal em 2011, retornou aos palcos no dia 23 de maio.
   Na oportunidade, foi apresentada  "Pátria Notada" uma paródia da versão original da música de Teixerinha "Querência Amada", que aborda a questão da aplicação de recursos públicos. O Coral de professores foi composto por colegas do turno da tarde e noite, regidos pelo Professor João Paulo Frigo (JP).
    A apresentação do Coral abriu a palestra sobre controle social e gestão pública, realizada pelo  Sr. Fabio do Valle Valgas da Silva – chefe da Controladoria- Regional da União no Estado do Rio Grande do Sul no Colégio Marista Santa Maria.

Fonte: http://www.santamaria.rs.gov.br/educacaofiscal

Professor Celso Henz com o CAIC

     No dia 09 de maio a Escola recebeu a visita do professor Celso Henz da UFSM, juntamente com alunas da graduação e pós-graduação para um Projeto de Formação Continuada com os professores da EJA. Esse projeto, o qual resultará em um encontro mensal até o final do ano, contribuirá para a reflexão sobre a atividade docente nesta modalidade de ensino, ampliando a experiência que nos transforma em melhores alunos e profissionais.

Atividades do SEBRAE na EJA

   O SEBRAE (Serviço Brasileiro de apoio à micro e pequenas empresas) é um dos parceiros do CAIC em atividades profissionalizantes para a EJA neste ano letivo de 2012.
   No mês de abril foi promovida a palestra sobre "Empreendedorismo Individual" com a Consultora do SEBRAE/ RS Daiane. Nessa atividade, os participantes compreenderam os benefícios advindos da nova figura do Empreendedor Individual como mecanismo de formalização e fomento ao empreendedorismo.
   A seguir, no mês de maio, foi promovido o Curso "Aprender a empreender" com o Consultor do SEBRAE/RS Ricardo, cujos conteúdos estiveram relacionados com o  estímulo aos conhecimentos empresariais, além de transmitir informações sobre as formas de administração os pequenos negócios nos seguimentos de indústria, comercio, serviço e agronegócios. Deste curso participaram alunos da EJA e também pessoas da comunidade interessadas pelo assunto.
   Com essas atividades, a Escola CAIC visa proporcionar uma visão mais abrangente aos seus alunos jovens e adultos trabalhadores que além de adquirirem a formação acadêmica através dos conteúdos das diversas disciplinas, ampliam suas capacidades, proporcionando uma formação mais integral, associando a aprendizagem acadêmica com a preparação para o trabalho.





terça-feira, 22 de maio de 2012

Grupo de Escoteiros


INTEGRANTES DO GRUPO DE ESCOTEIROS TUPANCIGUARA

23 de  ABRIL Dia Mundial do Escoteiro

O Dia Mundial do Escoteiro é comemorando em todo o mundo no dia 23 de abril. O movimento foi fundado pelo britânico Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907, com objetivo de tornar meninos cidadões exemplares. O escoteiros tem diversos lemas, como "estar sempre alerta para ajudar o próximo e praticar diariamente uma boa ação".
Os escoteiros prezam a natureza e as atividades ao ar livre como exercícios, excursões e acampamentos, e têm como finalidade serem sadios para desenvolver noções de dever com a Pátria e para com o próximo.
Origem do Dia Mundial do Escoteiro
O Dia Mundial do Escoteiro é celebrado no dia 23 de abril em homenagem ao padroeiro dos escoteiros, São Jorge. São Jorge é conhecido como um santo guerreiro, uma vez que ele foi soldado de cavalaria, e logo cedo ficou conhecido por sua bravura. Robert Stephenson Smyth Baden-Powell que escolheu São Jorge para ser o padroeiro dos escoteiros, por o considerar um modelo a ser seguido, pois São Jorge "fez o melhor que pode e, conseguiu superar uma dificuldade que ninguém ousara enfrentar".
 Texto elaborado pela professora Marta Baldoni Costa


terça-feira, 15 de maio de 2012

Homenagem ao Dia das Mães!

"Ser Mãe é compreender até o que os filhos não dizem!"
Dia das Maes - diapositivas

No dia 11 de maio foi realizado nas dependências da Escola o sorteio de uma cesta com perfumarias, onde a ganhadora foi a aluna Rutieli Ribas Peransoni do 6º Ano Azul, que ofereceu o prêmio à sua mãe.

 

FELIZ DIA DAS MÃES!!!
Equipe Gestora