terça-feira, 27 de setembro de 2011

Atividade de Inglês sobre o Bullying

   A Professora de Inglês Márcia Cassol realizou com seus alunos atividade sobre Bullying. Esta atividade integra o Projeto "Estudante Cidadão", vinculado ao Programa Municipal de Educação Fiscal de Santa Maria (RS).
    Foram confeccionados cartazes, nos quais se encontram diversas informações, entre elas o "Preço do Silêncio", ou seja, o fato de que muitos alunos podem presenciar situações de intimidação, porém nem sempre se manifestam diante deste problema. A Escola, os Professores, os Alunos, toda a comunidade, precisam dizer não ao Bullying.

"O mundo é um lugar perigoso, não por causa daqueles que fazem o mal. Mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer." (Albert Einstein)


domingo, 25 de setembro de 2011

Bairro em Ação mobiliza centenas de pessoas

     Neste sábado, 24 de setembro, aconteceu a terceira edição do Bairro em Ação, Cidade no Coração. O palco do programa de descentralização da Administração Municipal foi o Bairro Lorenzi, região Sul da cidade. A estrutura que abrigou as secretarias de governo foi montada em frente à Escola CAIC. A programação iniciou às 10h, com a transmissão ao vivo do Programa Prestando Contas, Fale com o Prefeito. Na ocasião os moradores puderam apresentar sugestões e agradecer ao Executivo por ações de melhorias na região.
    Após o término do programa, acompanhado de moradores e secretários de município, o prefeito Cezar Schirmer caminhou pela região. Durante o percurso as principais reivindicações apresentadas foram o conserto de uma ponte que faz a ligação do Bairro com a Vila Tropical, pavimentação de ruas e melhorias na unidade de saúde da região. De acordo com Schirmer, o projeto Bairro em Ação tem dois objetivos. O primeiro é de permitir a prestação de contas da Administração e também aproximar a comunidade do Poder Executivo. “Muitos dos anseios da população não chega até nós. Este é um meio de comunicação com os moradores, para atender e resolver as necessidades da comunidade”, destacou.
    Para a Diretora da escola CAIC, Maria Helena Antonello Conte, o programa de descentralização produz o que os educadores almejam, “cidadania e solidariedade”. 
    A programação seguiu durante a tarde com atendimento ao público, aula de dança e shows musicais. Os serviços mais procurados foram de verificação de pressão, teste de glicose, solicitação do cartão SUS, informações sobre os programas habitacionais do município e sobre o Bolsa Família. No total foram registrados 450 atendimentos, 150 verificações de pressão e 93 testes de glicose.

Texto de Mayura Leal e fotos de João Alves encontrados na íntegra no site:

CAIC participa das atividades municipais do Educa Trânsito

  No último dia 23, a Dança dos Anos Iniciais e os Corais Adulto dos Anos Finais, coordenados pelas Professoras Ana Paula e Izane, foram ao palco da Praça Saldanha Marinho integrarem a Campanha "A vida pede passagem" promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Município de Controle e Mobilidade Urbana.
   De acordo com o texto de Luiz Otávio Prates, disponibilizado no site da Prefeitura Municipal de Santa Maria, "os santa-marienses que circularam pela Praça puderam conferir uma extensa programação, com apresentações artísticas e pedagógicas, além de receberem orientações sobre trânsito, panfletos e adesivos com informações sobre as ações de segurança nas vias do município".
  


sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Publicação da EJA no Regional Águas da Serra


   O informativo Regional Águas da Serra publicou a poesia elaborada pela aluna da EJA Doralícia Bitencourt, inscrita para participação no PMEF (Programa Municipal de Educação Fiscal).
   Convidamos todos para lerem a poesia, clicando no link:

 Parabenizamos a aluna Doralícia por mais essa conquista !!!

Bairro em Ação, Cidade no Coração!

               Convite
  
  Estamos convidado você, para participar do PROGRAMA "BAIRRO EM AÇÃO,CIDADE NO CORAÇÃO", em terceira  edição, dia 24 de setembro, sábado das 9 ás 19 horas, em fente ao CAIC LUIZINHO DE GRANDI, no bairro Lorenzi.
   Na oportunidade, o Prefeito Municipal Cesar Schimer, seu vice Dr. José  Farret  e todos as Secretaria de Governo, bem como vários  órgão pùblicos, estarão  por todo dia reunidos  com a  comunidade.
  Teremos a parceria de  várias entidades, FUNDAE, reclamações com PROCON, CORSAN, consertos de vazamentos, 2ª via canta d'água e  outros: BRIGADA MILITAR , INSS, verificação de aposentadoria, Câmera dos Vereadores  de Santa Maria , torneio de futebol, dança, apresentação  artítsticas, palestras  educativas  contra as drogas, teatro,  regularização dos lotes (terrenos e obras ), Secretaria de  SAÚDE , verificação de  pressão, diabetes  unidade médica odontológica, caminhão do peixe, bolsa família, brinquedos infláveis e outros.
   A programação se encontra no site: http://www.santamaria.rs.gov.br/index.php?secao=noticias&id=2711

Aguardamos você!

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Etapa classificatória do Programa Educação Fiscal no CAIC

     Nos dias 13 e 14 de setembro, a Escola CAIC recebeu as representantes do PMEF (Programa Municipal de Educação Fiscal) Rozania Rosa e Helaine Simon, para a apresentação classificatória do "CID Legal Canta e Dança" e do "Teatro Fiscal".
     Os Anos Iniciais apresentaram dança organizada pela Profª. Ana Paula. Os Anos Iniciais participaram com o teatro e a paródia organizados pela Profª. Izane e poesia, elaboradas com a coordenação da Profª. Noemi. A EJA participou com paródia organizada pela Profª. Adelina de Fátima e poesia, com o apoio da Profª. Ana Paula.
    A equipe de professores que desenvolve atividades relacionadas com o PMEF no CAIC é coordenada pela Profª. Malize. Os temas dessas atividades são voltados para os tributos, impostos e cidadania. Para as categorias dança, teatro, paródia e poesia, haverá uma nova apresentação juntamente com as demais escolas da região no final de outubro.
   Embora não faça parte dessa classificatória, também é relevante destacar a participação da Escola na categoria curta-metragens, coordenados pela Profª. Angelita.
   Agradecemos os alunos e professores que se dispõem a participar desse importante Projeto.

Mais informações sobre o PMEF estão disponíveis em: http://educacaofiscalsantamaria.blogspot.com/



quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Balada Ideal

    Na tarde do dia 27 de agosto, a escola realizou a Balada Ideal, na qual reuniu estudantes dos  três turnos para passar uma tarde agradável e descontraída. O início da tarde tivemos a apresentação dos grupos:
    Grupo do Profº Jean: Músicas: "Sereneida" e "Nesta Rua".
    Profª Izane cantou  "Meteoro".
   CAIC Rock Band – Profº João Paulo com as músicas: “Prá Você” - Paula Fernandes, Creedence”, Metamorfose Ambulante” - Raul Seixas, Do seu Lado” - J. Quest, com a participação dos alunos: Gabriel, Gean, Jaqueline, Ismael, Marcelo e Matheus
   A Balada também contou com apresentações artísticas dos talentos da escola - categoria canto e dança.


Torneio da Imprensa

    Parabéns ao Jornalista e professor Valmir Lima que no dia 13 foi homenageado no XII Torneio Escolar da Imprensa. Esta é uma homenagem feita ao profissional competente e comprometido com a comunidade e com a Educação.
   Seu relato expressa muito bem o carinho e dedicação exercido nestes 25 anos de jornalismo sério, frente a comunidade de Santa Maria.
   "Como jornalista e professor, sinto-me honrado pela homenagem, já que o Torneio Escolar da Imprensa é fator de integração e coordenação do esporte para a formação de atletas cidadãos da Rede Municipal de Ensino". (Professor Valmir Lima)
     Exemplo de sucesso e ponderação, é motivo de orgulho da Escola CAIC. Parabéns !!!
 

Desfile Cívico 2011

    A escola CAIC "Luizinho de Grandi" esteve presente no Desfile Cívico do dia 07 de setembro, em homenagem à emancipação política do país.
   A participação no desfile assim como demais atividades realizadas na Escola, visam  o fortalecimento de atitudes e valores cívicos nos estudantes. 

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Comemorações ao 20 de setembro

    O CAIC comemorando a Semana Farroupilha organizou vários eventos  para que as crianças, jovens, adultos e comunidade reforcem a importância de preservar as tradições.
    No dia 28 de agosto iniciaram algumas das diversas provas que fizeram parte do Concurso para escolha das prendas e peões.
    No dia 10 de setembro foi realizada a "Mateada Farroupilha", composta de várias apresentações que tornaram a tarde agradável e descontraída, sempre com a presença de um bom chimarrão.
   Os grupos que se apresentaram foram:
- Jean e seu grupo cantando músicas nativistas, com a participação das Professoras Izane na música "Coração de Luto" e Claudia Nunes em "Querência Amada";
- Izane cantando com o Coral/Infantil e adulto;
- JP com os integrantes da banda CAIC Rock cantaram: Vento Negro, Pampa Pobre, A velha Santa Maria e Canto Alegretense.
   CTGs e DTGs também abrilhantaram o evento:
- Estância do Minuano, com sua coordenadora Ana Pivoto.
- Invernada Artística do Piquete de Laçadores Manoel Pinto, com seu coordenador Marcelo Menezes.
- Departamento Tradicionalista Querência da Medianeira, coordenado por Alessandra e Ieda.
- A Escola CAIC também esteve representada com a Invernada Artística Mirim e Juvenil, coordenada por Francine.
   Nesta bela tarde também se apresentaram as Prendas e Peões-2011/12 escolhidos no dia 28 de agosto na escola. Também, as Prendas Gestão 2010/2011 entregaram as faixas que neste período forma representadas pelas alunas Andressa Crespan (1ª Prenda CAIC Juvenil) e Samantha Pires (1ª Prenda Adulta).

Resultado final das Prendas e Peões 2011/2012:
1ª Prenda CAIC Adulta: Luane Costa                     1º Piá: Italimam
1ª Prenda Mirim: Shaiane                                       1º Guri: Gabriel Cardoso
1ª Prenda Juvenil: Laís                                           1º Peão: Mauro Volpatto

   

domingo, 4 de setembro de 2011

CONLEJA - Atividades de junho e setembro

    No dia 30 de junho, a SMEd promoveu para os alunos da CONLEJA, uma palestra com a Professora Sueli Silva cujo tema foi "A EJA no município de Santa Maria: uma ação de cidadania." A partir das considerações da palestra e das vivências na escola, os alunos discutiram a cidadania com seus colegas, contando com a dinamização dos Professores Conselheiros.
   A conclusão dessa atividade foi apresentada por representantes das lideranças das escolas, no dia 01 de setembro, no Auditório da Prefeitura Municipal. O CAIC foi representado pelos seguintes alunos: Doralícia Bitencourt e Estanislau Bonotto da Etapa IV Azul, Elenita Vargas da Etapa IV Laranja e Patrícia Matos da Etapa III Verde.
   A fim de explicitar o entendimento dos alunos sobre ações de cidadania e liderança, reproduzimos abaixo o texto da aluna Doralícia Bitencourt:

    A cidadania é o direito que cada cidadão tem de viver com dignidade, ter uma educação de qualidade, trabalho, saúde, moradia própria, saneamento básico, iluminação, salário digno, transporte, etc.
    A CONLEJA abriu novos horizontes no exercício dos direitos e deveres enquanto cidadão. Exemplo: Tenho o direito de ter uma boa educação. Mas para que eu possa ser educado, devo ouvir, participar, estudar, ser pontual, ter uma boa convivência com todos.
    Hoje estamos mostrando um pouco do que a Escola CAIC oferece a seus alunos e comunidade. São tarefas e projetos que a escola desenvolve através da Direção e Professores, sempre preocupados com uma boa educação para seus alunos.
    A CONLEJA está abrindo novos caminhos do conhecimento e relacionamento com lideranças de outras escolas, e isso nos faz crescer e saber que problemas existem e não são muito diferentes de uma escola para outra.
    Mas  a união faz a força, e todos unidos cada um fazendo a sua parte, podemos realizar nossos objetivos, fazendo parte da cidadania.
    Muitas vezes eu devo mudar a minha maneira de ser, para que possam acontecer as mudanças dos que estão ao meu lado. E eu só posso mudar, sendo humilde  e se sentir amor pelos outros e ter uma boa educação. E para ter uma boa educação, é preciso que os professores sejam respeitados e valorizados pelo seu trabalho com o justo salário que têm direito. Para que todos sejam dignos cidadãos.

Doralícia Bitencourt - Etapa IV Azul


Cine CAIC - Pro dia nascer feliz

    No final de agosto, as turmas de EJA do CAIC assistiram o filme "Pro dia nascer feliz". Este filme relata momentos de 3 escolas distintas, uma em Pernambuco, outra em São Paulo e no Rio de Janeiro. Apresenta os desafios de alunos que contam suas histórias e mostra que apesar das diferenças, esses jovens tem algo em comum que é a esperança.
    Após assistirem o filme, vários alunos contribuíram para o debate. Para eles, assim como no filme, a educação é via mais garantia para uma vida com qualidade, pois abre oportunidades em termos de conhecimento, mercado de trabalho e exercício da cidadania.
    A seguir um trecho do filme: