quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Jogos Municipais EJA


   Aconteceu nesta última quarta-feira - 30/08, mais uma rodada da IV Copa EJA - fase classificatória. Na chave do CAIC havia mais quatro escolas, das quais se classificaram apenas duas: a nossa e Alfredo Wanderlich. 
   Nesta rodada, a escola enfrentou a equipe do Dom Luiz Victor Sartori vencendo por 9 a 0. A segunda partida foi contra o Rejane Garcia, com o resultado de 5 a 2, sendo a nosso favor.
   Parabéns para a equipe do CAIC que representou muito bem a Escola. Na foto, além dos atletas, aparece também o Professor Alcione, treinador da equipe.

Reunião com os pais dos Anos Iniciais


     Na tarde do dia 16 de agosto os pais dos alunos dos Anos Iniciais estiveram na escola para tratar assunto referente a aprendizagem de seus filhos. 
     A Escola através de sua Diretora Maria Helena Conte, Orientadora Educacional Claudia Floresta e das Acadêmicas de Psicologia da UNIFRA Eduarda e Bruna, tiveram como intenção através deste chamamento, orientar os pais na busca de uma aprendizagem significativa, além disto foi tratado os seguintes assuntos: Disciplina, Indisciplina, Temas de casa, Hora de estudo, Agressividade,  Uso de bonés, Harmonia e Paz.
     Na oportunidade foi oferecido um chá com bolo, para tornar o momento familiar, e demonstrar que a causa é de todos.

Professora Claudia Floresta - Orientadora Educacional - Turno Manhã

"Paz e harmonia: eis a verdadeira riqueza de uma família." 
(Benjamim Franklin)

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Conversa com alunos dos Anos finais: Aprendizagem

      A Escola visando uma aprendizagem significativa, vem dialogando com a comunidade escolar, a fim de que nossos alunos alcancem o objetivo proposto: A APROVAÇÃO.
       Com isto, a Direção e Orientação realizaram uma conversa com os alunos para buscar juntos a melhoria de suas notas.
      Na segunda-feira (22/08) reuniram no auditório da escola os Anos: 6º e 7º.
      Na terça-feira (23/08) o grupo foi dos Anos: 8º e 9º.
      No dia 31 de agosto, às 15 horas no Auditório da Escola, será realizado uma conversa com os pais, para buscar soluções para a aprendizagem.

Esperamos você!
      

GinCAIC - Tarde

   Uma das atividades realizadas em comemoração ao aniversário da Escola foi o GinCAIC, realizada pelos alunos do 6º ao 9º ano, com a participação e colaboração de todos os professores.
   A gincana foi coordenada pela equipe gestora, sob responsabilidade da Professora Malize.
   A equipe vencedora foi o 6º Azul.
   Os alunos participaram com entusiasmo das atividades propostas.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Reunião com a Comunidade Escolar

   Na noite do dia 02 de Agosto a Comunidade Escolar do CAIC foi convidada a participar do debate sobre a implantação do Piso Nacional Salarial Profissional do Magistério.
O que é? 
    É uma lei que está em vigor desde 2008 e estabelece um piso, ou seja, o mínimo para todos os professores do Brasil que atuam da educação infantil ao ensino médio, inclusive para aqueles que já se aposentaram.
Por que os professores de Santa Maria fazem tantas mobilizações em defesa do piso? 
    Porque embora a lei esteja em vigor desde 2008, aqui em Santa Maria os professores não recebem seus salários de acordo com a lei do piso.Nosso básico é um dos mais baixos da região apesar de sermos conhecidos como a cidade cultura.
Essas mobilizações adiantam alguma coisa?
   Ao longo de toda a história de trabalhador nenhuma conquista, de qualquer categoria, se deu pela vontade do patrão, ou pelo reconhecimento da necessidade, direito ou merecimento. Sempre foi preciso lutar muito para se conseguir.
  A nossa luta se realiza através de fechamento das escolas e vamos para a praça denunciar o não cumprimento da lei como é o caso no momento.
Infelizmente, os alunos são sacrificados ficando sem aula, mas como somos uma categoria que conhece e cumpre a lei vamos recuperar os dias parados e turnos reduzidos.
   Nós professores, ao recuperar as aulas perdidas podemos andar de cabeça erguida cientes de que somos cumpridores de nossas obrigações. 
Como os país podem ajudar na luta por uma educação melhor?
  Apoiando os professores de sua comunidade. A luta servirá não apenas para melhorar o salário dos professores, mas também reverterá na melhora da Escola Pública e certamente na melhora do aprendizado de seus filhos.
   O apoio da comunidade é muito importante. O seu apoio será fator decisivo para que o prefeito sinta-se obrigado a cumprir a lei e implementar o quanto antes o Piso Nacional.
  Após o esclarecimento sobre o Piso os professores relataram a importância da educação, das leis em nosso país e do apoio da comunidade para que o ensino continue sempre sendo de qualidade, prioridade dos professores da Rede Municipal de Santa Maria.

Projeto na Lata

    Na tarde do dia 18 de agosto os alunos dos 8ºs Anos da escola, realizaram atividades na UFSM, participando do Projeto na Lata.
    Foi realizada uma técnica japonesa chamada suminagashi, que ensina a fazer capas de livros, restauração de documentos e revelação de fotos.
     A Professora Carmen Viero acompanhou a turma nesta nova experiência. As fotos foram tiradas pelo aluno Jonatas Silva.
     No site: http://www.ufsm.br/projetonalata, você encontra mais relatos e fotos do projeto.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

GinCAIC EJA

    Na segunda semana de agosto ocorreu a Gincana Recreativa e Cultural do CAIC para as turmas de EJA. Participaram 5 equipes, coordenadas por seus Professores Conselheiros. As atividades dessa Gincana foram organizadas pela Coordenadora Pedagógica do turno da noite, Professora Ana Paula, que contou com o apoio da Equipe Gestora. Foi uma noite de muita integração e alegria, que teve a seguinte classificação final :
1 - IV Laranja
2 - IV Azul
3 - IV Verde e III Azul
4 - Etapas II e Brasil Alfabetizado
5 - III Verde
    Parabenizamos todos os professores e alunos que participaram da atividade, proporcionando ótimos momentos na EJA da nossa Escola !!!

Torneio esportivo

   No sábado do dia 13 de agosto foi realizada na Escola a comemoração ao Dia dos Pais, com atividades recreativas organizada pelo PELC (Programa Esporte e Lazer na Cidade). As brincadeiras de integração ocorreram durante todo o dia, inclusive com almoço. Aproveitando a data também foi realizada a Feira Solidária, onde os pais de alunos e alunos da EJA puderam comercializar seus produtos e a escola participou com Brechó.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Confraternização do Grupo Vida e Saúde

    No final do mês de julho, foi promovido um chá para confraternizar os aniversários do 1o. semestre do Grupo Vida e Saúde, um dos projetos desenvolvidos no CAIC. Na oportunidade, também foi homenageada a Professora Méri, Diretora da Escola, que fez aniversário no mês de julho e é grande apoiadora das atividades do Grupo.
    Parabéns para todos !!!

Visitem o Blog do Grupo Vida e Saúde: http://hipercaicsma.blogspot.com/

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Eleição SINPROSM

     Respeitando a política democrática da Rede Municipal de Santa Maria, a Escola CAIC recebeu no dia 05 de agosto pela manhã as representantes da CHAPA 01, Professora Circe Rocha e Professora Vera Lucena, as quais tiveram espaço para expor suas  propostas.
    A Equipe Gestora e professores agradecem a visita a qual oportunizou um debate enriquecedor acerca das questões sindicais postas pelas eleições que ocorrerão nos dias 17,18 e 19 de Agosto.
   Fica o convite para que as integrantes das Chapas sintam-se à vontade para apresentar suas propostas em todos os turnos.

Equipe Gestora