quarta-feira, 29 de junho de 2011

Paralisação pelo Piso Nacional

      Os professores da Rede Municipal protestaram no dia de hoje em defesa do Piso Nacional. Na ocasião, os representantes do Sindicato dos Professores Municipais pediram apoio do Ministério Público para a implementação do Piso em Santa Maria.
      Em abril deste ano, a Lei 11.738/08, que regulamenta o Piso Nacional do Magistério, foi considerada constitucional pelo Supremo Tribunal Federal, em Brasília. No entanto, ainda não há sinais de cumprimento das indicações do STF em nosso município.
      


terça-feira, 28 de junho de 2011

Confecção do tapete de Corpus Christi

    No dia 23 de junho pela manhã, os professores e alunos da Escola participaram da confecção do tapete de Corpus Christi no Parque da Medianeira. A Escola participa desta atividade pelo 4º ano, e sempre com uma representação significatia de alunos e professores. Este ano tivemos a participação do Grupo de Escoteiros liderado pela Profª Marta.
   A atividade começa em sala de aula, com a disciplina de Artes - Profª Izane, observando os materias produzidos para Campanha da Fraternidade, que neste teve como tema: “Fraternidade e a Vida no Planeta”. Após, os alunos são incentivados a  desenhar para a produção dos tapetes.

     Parabéns aos que contribuiram para a confecção do tapete de Corpus Christi!



terça-feira, 21 de junho de 2011

Audiência Pública da Câmara de Vereadores no CAIC

      Na sexta dia 17 de junho, foi organizada pela vereadora Helen Cabral uma audiência pública da Câmara de Vereadores com a ATU (Associação dos Transportadores Urbanos de Santa Maria) na Escola CAIC. A mesa foi composta pelo Diretor do PROCON Vítor Hugo, Diretora da Escola, Profa. Méri, Vereadora Helen Cabral, Vereador Marion Mortari, Secretário de Controle e Mobilidade Urbana - Marcelo Bisogno e um representante da ATU.
     O auditório estava lotado. Na platéia havia várias lideranças das comunidades da região sul, entre elas, a Presidente da Associação de Bairros da Lorenzi, Edimara Carvalho, alunos da Escola - EJA e demais interessados no assunto.
    Mais informações sobre esta audiência podem ser encontradas no site: http://www.camara-sm.rs.gov.br/2010/?conteudo=noticia&id=553

Atividade com os 5os Anos

     Na tarde do dia 14 de junho ocorreu na Escola o show de culminância do "Projeto Price Tag" com os 5os anos, organizado pelas Professoras Claudia Nunes - Coordenadora do Turno da Manhã do Laboratório de Informática e Zulma - Professora de Inglês.
     Essa atividade interdisciplinar consistiu na análise da música "Price Tag - Jessie J.". Os alunos realizaram leitura, escrita, tradução e interpretação do contexto.
     O show contou com a apresentação de Fabiana e Débora Lemos - filhas do cantor Kiko Lemos, conhecido cantor de Santa Maria. Elas apresentaram a música "Price Tag" e após, seguiram com repertório variado.
      Agradecemos a Família Lemos por prestigiar as atividades do CAIC !


sábado, 18 de junho de 2011

Fala Cidadão

    No dia 15 de junho ocorreu a primeira edição do "Fala Cidadão" do ano de 2011. Este Projeto trata-se de uma culminância das atividades pedagógicas da EJA desenvolvidas no decorrer do trimestre. A temática escolhida foi o "Respeito à Vida". As apresentações realizadas no auditório da Escola estiveram voltadas para o tema, abordado por meio de diferentes expressões e linguagens, com a participação de alunos, professores e comunidade.




Visita ao Observatório do INPE

        No dia 15 de junho os professores do turno da tarde realizaram uma viagem de estudo - formação para o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) localizado no munícipio de São Martinho da Serra, no qual puderam conhecer suas instalações e o trabalho realizado por pesquisadores de diferentes países, como levantar e melhorar a base de dados dos recursos de energia solar e eólica no Brasil.
        Após, o roteiro escolhido foi Itaara, onde conhecemos a Igreja de Santo Expedito e para finalizar, um bom café foi oferecido pelas mães do turno da tarde para os professsores enamorados.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

CAIC Rock in Band

  O trabalho desenvolvido no "Mais Educação" pelo Professor de música João Paulo - o JP, foi destaque no Jornal A Razão do dia 14 de junho de 2011. Confira a reportagem na p.02 do Caderno "A Razão de Ler":

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Handebol Infantil no JEM

     Aconteceu essa semana no Clube Dores, mais uma etapa dos Jogos Escolares Municipais. O CAIC, sempre atuante, prestigiou o evento com a participação das equipes de handebol infantil masculino e feminino.
    Parabenizamos os atletas e os Professores de Educação Física Sinara, Narhyon e Mauro pela constante representação da Escola nas atividades esportivas da rede municipal.   
    Com orgulho, divulgamos que a equipe de handebol infantil masculino sagrou-se campeã do Torneio.



Festa Junina 2011

       No mês de junho são comemoradas as Festas Juninas, tipo de festividade trazida para o Brasil pelos portugueses ainda durante o período colonial. Em Portugal, esta festa faz relação com os santos nascidos neste mês, como São João, São Pedro,Santo Antonio.
       Para não deixar a data passar em branco, na tarde do dia 04 de junho aconteceu na Escola a Festa Junina. Foi uma tarde divertida e com  muitas atrações: a escolha da Caipirinha/ 2011; Corais com a Profª. Izane, Grupo de Violão com o Jean, o qual teve a participação da Profª. Claudia Nunes, Quadrilha Junina dos Anos Iniciais com a Profª. Ana Paula e o Grupo de Percussão do Projeto Mais Educação, com João Paulo (J.P.).
      Além das apresentações, também tiveram bancas com as comidas típicas da festividade. As comidas típicas são símbolos juninos, como forma de agradecimento pela fartura nas colheitas, principalmente do milho, e na nossa festa não poderia faltar estas gostosuras, como pipoca, pé de moleque, paçoquinha, bolos diversos,  e o quentão.
     

Combatendo o Bullying na Escola

    Desde o início do ano letivo, o setor de Orientação Escolar está trabalhando em sala de aula com os alunos, temas referentes ao Bullying. Este Projeto integra-se à política anti-Bullying proposta pela Direção da Escola e conta também com a ajuda de estagiárias do Curso de Psicologia da UNIFRA.
    Primeiro é identificado o problema, após é selecionado o material de leitura ou uma dinâmica que é desenvolvida em sala de aula. A partir deste momento, é construída com os alunos, uma solução para o problema.

Professora Claudia Floresta - Orientadora Educacional do Turno da Manhã





domingo, 5 de junho de 2011

05 de Junho - Dia do Meio Ambiente

        Nesta data, devemos rever nossas atitudes e aumentar a conscientização e a preservaçao ambiental. Se estas atitudes não forem tomadas, estaremos comprometendo a vida futura do Planeta Terra.


        Com esta preocupação no dia 08 de junho a Escola estará desenvolvendo Oficinas Profissionalizantes e um dos temas abordados será: Reciclagem e Meio Ambiente, visando repensar as nossas atitudes e desenvolver o chamado Desenvolvimento Sustentável, para que aconteça a preservação dos recursos ambientais e a garantia de que as futuras gerações também poderão usufruir de forma saudável tudo que dispomos hoje. 
        Assista o vídeo e após reflita sobre suas atitudes.




Educação e Consumo

      No início de junho, as advogadas Mirta Cardinal, Bibiana Heuser e demais colaboradores da Associação de Proteção e Defesa do Consumidor de Santa Maria, realizaram palestra sobre Direitos do Consumidor para os alunos da EJA da Escola. Esta atividade faz parte do Projeto "Educação e Consumo". De acordo com a palestrante Mirta Cardinal, "As atividades servem para esclarecer e orientar o consumidor sobre o Código de Defesa do Consumidor (CDC). Também objetiva aproximar os consumidores do CDC para eles terem conhecimento de seus direitos e também obrigações como, por exemplo, agir com boa-fé."
      A palestra sobre direitos e deveres do consumidor está disponibilizada aqui no Portal CAIC em "Materiais do Blog".

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Blitz Educativa

   No dia 31 de maio, a Escola CAIC promoveu uma Blitz Educativa em parceria com a Secretaria Municipal de Controle e Mobilidade Urbana (SMU), a Polícia Rodoviária Federal e a Brigada Militar. O objetivo desta Blitz que integra o Projeto "Educa Trânsito", é conscientizar motoristas e pedestres sobre os cuidados no trânsito e promover o respeito à vida.

2a Rústica Escolar de Santa Maria

   No final do mês de maio, os alunos da Escola CAIC, juntamente com os Professores Paulo, Narhyon, Sinara e Mauro, participaram da 2º Rústica Escolar de Santa Maria. Este evento esportivo integrou escolas públicas e particulares do município. Ao final da atividade foi divulgada a classificação geral (para escolas públicas e particulares) e outra classificação somente para as escolas municipais. Os alunos do CAIC conquistaram as seguintes premiações:

- Ruan dos Santos Domingues – 1º Mirim (municipal)
- Geandra Vargas da Silva – 1º Mirim (municipal) + 1º Mirim (geral)
- Jéssica Silva dos Santos – 1º Juvenil (municipal)
- Jéferson Nascimento Moura – 1º Juvenil (municipal)
- Carla Santos Farias da Rosa – 1º Infantil (municipal) + 4º Infantil (geral)
- Filipe Fernandes Gomes – 1º Infantil (municipal)
- Gabriel Cardoso de Mattos – 2 º Infantil (municipal)
- Douglas Ribas Abreu – 2º Mirim (municipal)
- Patrícia Baldez Bonfim – 2º Mirim (municipal) + 2º Mirim (geral)
- Evelin Chaves Fernandes – 2º Infantil (municipal) + 5º Infantil (geral)
- Diênifer Faria Soares – 3º Infantil (municipal)
- Rafaela Figueiredo Vieira – 3º Mirim (municipal)  + 3º Mirim (geral)
- Luana Cmara Guedes – 4º lugar Infantil (municipal)
- Luane Jacobi Freitas – 4º Mirim (municipal)
- Thais Bianchi de Freitas – 5º Infantil (municipal)
Parabenizamos todos os atletas !!!