terça-feira, 29 de março de 2011

Mais Educação

PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO 2011


     O Mais Educação visa a qualidade de ensino através de uma metodologia diferenciada na qual os alunos frequentam a Escola em turno integral.
    No ano de 2011, o Mais Educação está sob a Coordenação Pedagógica do Prof. Claiton Naysinger e conta com aproximadamente 60 crianças .
     Neste Programa  são realizadas as seguintes oficinas, com seus respectivos monitores: 
1 - Percussão: João Paulo Frigo;
2 - Dança e Jogos Estratégicos: Thiago Weber;
3 - Atividades Lúdicas e Jogos Estratégicos: Carolina Braz Carlan;
4 - Educação Física: Giovani;
5 - Português: Raquel Favero;
6 - Matemática: Selma Oliveira.
   O Programa Mais Educação funciona de segunda à sexta no horário das 13h15min ás 16h30min, incluindo lanche no horário das 14h45min ás 15h. É importante ressaltar a grandeza desse Programa, que tem como base resgastar crianças em situação de vulnerabilidade social e com déficit de aprendizagem, apoiando o  ensino formal nos Anos Iniciais.
  Neste sentido, convém salientar que as famílias estejam presentes e comprometidas no acompanhamento de seus filhos (as) para que os mesmos cresçam, desenvolvam-se e sintam-se valorizados e acolhidos.

Prof° Claiton - Coordenador do Mais Educação em 2011


PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO 2010


      A Escola CAIC “Luizinho de Grandi” vem desenvolvendo atividades pedagógicas que visam a qualidade na educação, através de Projetos do Mais Educação – Escola Integral, em parcerias com os governos Municipal e Federal. Estes projetos são sustentados no paradigma sócio-interacionista e numa nova postura frente a questão do saber e do entendimento do verdadeiro significado da escola atual e da sua importância social.
     O grande objetivo é o acesso ampliado da educação escolar, capaz de promover o pensamento, a reflexão e a ação por meio de instrumentos como jogos pedagógicos e esportivos, desenvolvendo o gosto pela leitura: atividades de reforço de Português e de Matemática, xadrez, ping-pong, teatro, jornal escolar, taekwondo e outros.
     A Escola Integral no CAIC dispõe de 8 horas de atividades, distribuídas entre o núcleo comum e completando com os projetos em turno inverso.
     O trabalho desenvolvido nos Projetos, são evidenciados através de fotos e depoimentos dos próprios alunos que participam das atividades do mais educação.
     Eu gosto dos projetos porque eles nos ensinam a crescer a  aprender”.  Lucas Felipe Silva de Moura.
      É muito bom estar aqui”. Gabriel Rodrigues
      Eu aprendi nos projetos que não basta ser inteligente, mas ser educado e buscar formas de melhorar a nossa vida” Letícia Vidal dos Santos.
      Atualmente contamos com 5 monitores: Marcelo V. Goldani, Rosenara Niederauer, Raquel Fávero da Costa, Thiago Weber, Samuel de Araújo.
     Por meio desses projetos os alunos podem desenvolver habilidades variadas, multiplicando as possibilidades de aprendizagem e o vinculo com a escola, tornando o espaço propício ao desenvolvimento e a construção da cidadania.

Adelina de Fátima L. M. T. - Coordenadora dos Projetos do Mais Educação
CAIC – 2010.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Grêmio Estudantil - 2011

   No dia 28 de março, tomaram posse os integrantes da Direção do Grêmio Estudantil do CAIC. Os referidos integrantes foram eleitos por aclamação em eleição realizada junto aos alunos do 6º ao 9º Ano.
O Grêmio é composto pelos seguintes integrantes:
- Presidente - Juliane Fernandes Flores
- Vice-Presidente - Patrick da Camara Nicoloso
e como membros titulares Julia Pinto Orquem, Paola Caroline Porto Almeida e Aládio Prestes da Silveira. Também empossados foram os membros suplentes Raissa Gomes da Silva, Franciane da Rosa Vidal, Wilson Henrique Vasconcellos Martins, Maria Julice da Costa Maia, Marlon Otávio de Vargas Costa, Mauro José Rossini Volpatto e Luiz Gustavo Rossine.

sábado, 19 de março de 2011

Tarde de Lazer PELC

  O PELC - Programa de Esportes e Lazer para a Comunidade realizou no sábado dia 19 de março uma "Tarde de Lazer" com oficinas recreativas, brinquedos e apresentações artísticas. Esta é mais uma parceria da Escola CAIC, com vistas ao bem-estar de sua Comunidade.

 
Tarde de Lazer PELC - slideshow maker

quinta-feira, 17 de março de 2011

Assembléia Geral - SINPROSM

     A assembléia do dia 16 de março teve como finalidade discutir a situação da rede municipal de ensino de Santa Maria. Entre as solicitações estão a reposição salarial e a implantação do Piso Nacional de Professores, necessidade decorrente da defesagem dos salários desta categoria profissional. Parabenizamos a Escola CAIC, a qual teve uma representação significativa na referida atividade sindical.

"É na luta que se aprende, se ensina e se educa." (SINPROSM)


quarta-feira, 16 de março de 2011

Curso de Práticas Restaurativas

   Na tarde do dia 16 de março ocorreu na Promotoria da Infância e Juventude de Santa Maria, a certificação dos Professores que realizaram o Curso de Práticas Restaurativas, ministrado durante o ano de 2010. Na oportunidade, o Promotor de Justiça Antonio Augusto de Moraes e a Coordenadora de Procedimentos Restaurativos Cristina Martins destacaram as práticas realizadas na Escola CAIC e comentaram a necessidade da prevenção de conflitos, através do desenvolvimento de uma cultura de não-violência.

terça-feira, 15 de março de 2011

Palestra

No dia 11 de março a Profª Jaqueline Antonello Barcellos realizou palestra em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres, para os alunos dos 8ºs e 9ºs Anos. O tema foi sobre "Os Direitos das Mulheres".
   Após assistirem a palestra as alunas Gabrieli Portella e Josiane Lima, relatam: 
    "Observamos que no passado as mulheres eram obrigadas a usar espartilho, por que os homens só gostavam de mulheres que tinham a cintura muito fina, os casamentos eram forçados, elas não escolhiam os seus pares e sim seus pais (casamento arranjados), pois as mulheres não tinham autoridade sobre si. Hoje observamos um avanço, pois não aceitamos muitas vezes ser mandadas, mandamos.
   Por isso, pedimos sempre respeito e consideração com as nossas atitudes, pois  temos Direitos iguais."


sexta-feira, 11 de março de 2011

Entrega de Uniformes e Equipamentos


    Na tarde do dia 10 de março, o CAIC recebeu a visita do Prefeito Cezar Schirmer, do Secretário de Município e Educação João Luiz Roth e das Escolas que integram a região sul para a entrega de equipamentos e uniformes pela Prefeitura Municipal.
     A Diretora Maria Helena Antonello Conte, ao receber o Prefeito e seus convidados, acentuou que "um ensino de qualidade se faz com políticos que entendam que educação é um investimento". Valorização esta, que necessita contemplar todos os sujeitos que compõem as escolas.
     

quinta-feira, 10 de março de 2011

Mulheres



quarta-feira, 9 de março de 2011

ANO LETIVO DE 2011

Querida Comunidade Escolar!

     Nosso blog é um espaço solidário e tem como objetivo levar a informação sobre atividades em andamento em nosso querido CAIC.
      Pretende-se atualizá-lo com a maior brevidade possível, para que todos possam acompanhar efetivamente as ações realizadas na escola.

Professores Meri, Paulo e Equipe Gestora